quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Plágio

Como é do conhecimento de certos membros do Tribunal, algumas das nossas actividades têm sido plagiadas por outros estabelecimentos comerciais e outros grupos de interesse. Embora regojizando-nos pelo interesse que as iniciativas do Tribunal têm merecido noutras paragens, não nos cansaremos de pugnar pela originalidade e pela primazia - cronológica e democrática - das actividades por nós levadas a cabo. Não deixa de ser interessante, porém, que duas semanas após a instituição do "Totobola do Tribunal", outro jogo de apostas de sorte relacionadas com resultados futeboleiros tenha sido lançado. Sou da opinião de que este plágio infame deve ser votado, por todos, ao mais profundo desprezo. E vocês???

2 comentários:

Dinis "Sandokan" disse...

"Para as nossas acções e omissões, não é preciso tomar ninguém como modelo, visto que as situações, as circunstâncias e as relações nunca são as mesmas e porque a diversidade dos carácteres também confere um colorido diverso a cada acção. Desse modo, duo cum faciunt idem, non est idem (quando duas pessoas - leia-se,nesta situação em concreto, grupos de debate - fazem o mesmo, não é o mesmo). Após ponderação madura e raciocínio sério, temos de agir segundo o nosso carácter. Portanto, também em termos práticos, a originalidade é indispensável; caso contrário, o que se faz não combina com o que se é."

Arthur Schopenhauer, in 'Aforismos para a Sabedoria de Vida'

O elemento distintivo do Venerando Tribunal do Ritz para os actuais e seguramente vindouros grupos de debate com a mesma índole temática é precisamente esta originalidade.Não pondo em causa as qualidades dos membros de outros grupos de interesse, parece-me que ao todo faltará este sinal distintivo, paradigmático do "Tribunal".Aplicando as ideologias do supra citado filósofo alemão à questão levantada pelo Mestre Quinito, a originalidade faz com que o que o Tribunal faz e (acrescento) cria combine bem com o que ele é.


P.S.: Acta de Constituição; Ponto n.º 2

QUINITO disse...

Mesmo assim, sou por um voto de repúdio na próxima assembleia.