segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O puxa-o-saco...

É por demais evidente que a maioria das vezes os jogadores de futebol deviam introduzir um discurso diferente e inteligente como forma de responder às repetitivas questões que lhes são colocadas pelos joranalistas. Todavia, ás vezes um bom cliché afigura-se muito mais útil do que um discurso diferente sim, mas muito pouco inteligente. Roberto Brum - justiça lhe seja feita, é um óptimo jogador - marcou a sua passagem pela Briosa com diversos discursos apelativos daquilo que na gíria futebolística se intitula o puxa-saquismo. Brum é indubitavelmente um puxa saco muito acima da média. Desde aquele célebre puxão de orelhas aos colegas na imprensa regional, ás constantes gesticulações dentro do campo a denotar uma eventual entrega e galhardia em campo, Brum sabia muito bem como levar a sua avante puxando o saco. E diga-se, não perdeu essa qualidade. Senão vejamos, a sua dissertação a propósito da sua não utilização por Jorge Costa, no Braga: "Estou a lidar com isso de uma forma positiva, fortalecendo-me, porque um bom atleta tem que ser bom não apenas quando está a jogar e essa é uma lição que estou a aprender, continuando alegre, muito motivado para trabalhar e à disposição do treinador". Já dizia o outro, "Quem não puxa-saco, puxa carroça." Força Brum, que te mantenhas feliz e motivado por muitos mais anos. Um abraço.

6 comentários:

harbuti disse...

NÃO VENHO AQUI FAZER NENHUM COMENTARIO SOBRE ESTE PUXA SACO DO BRUM MAS SIM FALAR DA VERGONHA QUE É O NOSSO SUPOSTO SERVIÇO PUBLÍCO DE TV.
É LAMENTAVEL O TEMPO DE ATENA/DESTAQUE QUE DÃO A SELEÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL QUANDO A SELEÇÃO DE RUGBY OU DE BASQUETE COM TÃO POUCO RECURSOS QUANDO COMPARADAS COM A SUPOSTAMENTE SELEÇÃO DE TODOS NÓS "VEDE VERGONHA COM "ARMENIA E A POLONIA" CONSEGUE TÃO VALOROSOS RESULTADOS....DEIXO AQUI AO CRITERIO DOS MEUS AMIGOS DO TRIBUNAL COMENTAR E DISCUTIR ESTÁ LAMENTÁVEL SITUAÇÃO......UM ABRAÇO PRÁ TODOS E ATÉ DOMINGO

Veiga Trigo disse...

Caro Juíz,

Permita-me que discorde. Sempre achei que Brum dava tudo o que tinha em campo em prol de uma instituição que aprendeu a gostar. Recordo inclusive as suas palavras depois de um jogo no estádio da luz no flash interview, depois da Briosa ter sido completamente prejudicada,"...as pessoas usam e abusam da Académica esqueçendo o passado desta casa e a cidade que representa...". Nunca vi nenhum outro capitão virado aos àrbitros em jogos com os grandes.
Além do mais digo-lhe que prefiro esta postura à daqueles que se estão completamente a borrifar para o que aconteça, desde que o belo no final do mês não falte.
Meu caro, antes puxa saco, que chulo.
Já agora o que é que o meu amigo chama a jogadores que gesticulam e se entregam como os falecidos Bento e Vitor Damas? E que dizer de jogadores como Baía, Jorge Costa, ou dos mortíferos olhares de Pedro Emanuel? Não será Rui Costa um puxa saco? E Petit? Lembra-se de Sá Pinto? E Beto? Recordo-lhe apenas estes, todos eles grandes jogadores que construiram a sua carreira um pouco à custa da sua maneira de ser e de estar no respectivo clube.
Enfim, do seu puxa-saquismo.
Abraço sentido.

Mogrovejo disse...

A postura, tal como o chá, toma-se de pequenino, e portanto quando me fala de jogadores que agridem seleccionadores, choram quando estadios vão abaixo entre outros episódios lamentáveis só me ocorre dizer o segiunte...Nem chulo, nem puxa-saco, mas homem...Abraço.

Veiga Trigo disse...

Meu caro Juíz,

Não se abespinhe em demasia. Se um ou outro exemplo por mim aqui deixado, não terá sido minimamemte oportuno, principalmente para si e para os seus, penitencio-me apresentando as devidas deculpas.
Devo confessar que tal funesto episódio não me passou sequer pela cabeça. Como sei que o caríssimo percebeu a minha ideia, e que nada mais se pretende a não ser um tatebitate acerca do puxasaquismo, reitero o pedido de desculpas.
Aguardando o deferimento, envio um caloroso abraço.

Mogrovejo disse...

Evidentemente que sim..e eu percebi obviamente que não teve qualquer intenção - até porque o episódio em causa foi de facto muito triste. O que eu lhe pretendo transmitir é que não é necessário ter determinadas atitudes para que se vislumbre profissionalismo e entrega ao clube. Figo nao foi sportinguista? Não deu tudo o que tinha enquanto atleta do S.C.P.? E nunca puxou o saco a ninguém a dizer que iria voltar durante todo o tempo que esteve fora...Um abraço.

ntzunda disse...

meu querido juiz veiga trigo.
Dar tudo pelo clube também é:
fazer bom balneario;
dar tudo o que tem de si em cada treino;
ter um gesto amigo e de solidariedade para um colega de equipa;
criar condições no dia-a-dia de um plantel para que no domingo o rendimento global seja melhor;
não entregar as conversas de balneario aos dirigentes e treinadores.
Meu caro juiz isto e muito mais é que é dar muito ao clube.
Quanto a celebre entrevista na luz, essa foi só mais um exemplo de puxa-saquismopois foi dada 2min depois do presidente falar tb aos micros da sportv.
Na estrutura profissional da briosa só alguns brasileiros lhe falavam, e não eram todos. Porque é que acha que lhe deram carta (pagando 5 meses) de liberdade quando ainda tinha 1 ano de contrato e outro de opçao...