quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O seu a seu dono...

Começo por dizer que não gosto de Paulo Bento, treinador de futebol...Ao invés de fazer o que fazia - e muito bem - enquanto jogador, hoje Paulo Bento passa largamente do feijão com arroz, extravasa os limites do bom senso e mete-se em assuntos que não lhe dizem respeito. A resposta à entrevista de Carlos Martins é a cereja no topo do bolo. Demasiada falta de postura. Mais, pretende revolucionar o futebol, com um sistema táctico - "inventado" por um qualquer formador de treinadores de futebol, péssimo observador do verdadeiro 4-4-2 de Mourinho - sem soluções, sem largura, sem alternativas. Atrevo-me a dizer que com Paulo Bento, a posição de ala - extremo corria sérios riscos de desaparecer. Muito mais havia a dizer da fragilidade deste esquema táctico, mas não foi para isso que escrevi este post. Curiosamente escrevo-o para elogiar Paulo Bento. A verdade é que colocar em campo putos de 17, 18 e 19 anos não é para todos. Alguns dirão que está a puxar o saco à massa associativa, outros dirão que é uma forma de se defender dos insucessos. Não digo que não seja um pouco de ambos, mas qual é o treinador actual que se presta a este risco? Veja-se o Porto e o Benfica. Quantos miudos das camadas jovens estão a ser utilizados com regularidade? O porto foi campeão nacional de júniores, tem o Rui Pedro e o Castro no plantel, quantas vezes foram utilizados? É certo que o Porto tem uma política diferente - roda os jogadores em escalões inferiores para depois os lançar, veja-se Jorge Costa ou Sergio Conceição entre outros. Também é certo que é mais difícil entrar na equipa do Porto que actualmente tem um plantel com muita qualidade. Mas a verdade é que a titularidade de Adrien e a entrada de Paez enche de esperança os jovens jogadores e coloca-nos com aquela vontade de que tudo lhes corra pelo melhor para que um dia possam ser o próximo Cristiano Ronaldo ou Ricardo Quaresma. Talvez por isso o Sporting seja o maior filão de craques do futebol português actual. O seu a seu dono e neste aspecto tenho de dar os parabéns ao luso-espanhol Paulo Bento e à política do Sporting. Boa sorte putos. Um abraço.

2 comentários:

ntzunda disse...

Não acredito que tenha sido para se defender dos sócios.
No inicio da época passada lançou veloso, djaló,nani, ronny e mais tarde pereirinha e andré marques. não o fez para sua defesa, fez por convicção e por exigencia da Sad que não tem tostão. Já Peseiro foi obrigado a lançar Moutinho e M.garcia por falta de opçoes na altura.
è bom não esquecer que o sporting sempre formou bons jogadores mas muitas vezes não os lançou, e agora só o faz por necessidade extrema. não se iludam

Botende disse...

Concordo com o Juíz ntzunda! Há realmente miúdos de qualidade no plantel do Sporting, todavia julgo que se trata apenas de uma política de necessidade. Não tem dinheiro para investir em jogadores de muita qualidade, que facilmente se afirmem no onze leonino e façam a diferença na nossa liga. Desta forma muitos putos teriam imensas difculdades em serem utilizados.