quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Bosman 2?

Deixo aqui a notícia publicada no "maisfutebol": "A decisão de 30 de Janeiro do Tribunal Arbitral do Desporto sobre o «Caso Andy Webster» promete fazer correr muita tinta. No final da presente época, os futebolistas podem mudar-se livremente para o estrangeiro desde que cumpram determinados requisitos. Poderá ser o fim das transferências milionárias e o início de um fenómeno tão revolucionário como foi Bosman em 1995.

O artigo 17 de Regulamento de Transferências da FIFA determina que um jogador possa rescindir livremente com o clube que o emprega, se tiverem passados três anos desde que o começou a representar, para assinar por uma equipa estrangeira. Ou apenas dois, se tiver mais de 28 anos. O documento está em vigor desde 2001 e o defesa escocês Andy Webster foi o primeiro a invocar o artigo, cinco anos depois, saindo do Hearts para o Wigan. Da Escócia para Inglaterra.

Estava por determinar o valor a que o clube empregador teria direito como indemnização pela saída, o que foi feito pelo TAS. A decisão foi clara e serve tanto para o clube como para o futebolista: a indemnização é igual ao valor dos vencimentos a pagar ao atleta até final do contrato. Não há qualquer sanção desportiva e o jogador pode assinar por um clube estrangeiro (o regulamento de transferências da FIFA é apenas aplicável a negócios internacionais).

O período protegido - de três anos para futebolistas com menos de 28 anos, de dois para os mais velhos - assenta apenas sobre o período em que se é profissional, ou seja, desde o momento em que o atleta assine um contrato como profissional. Para se invocar o artigo 17 do Regulamento não contam os anos de formação. E para que a rescisão de um jogador seja validada pelo artigo o pedido terá de ser feito até 15 dias depois do último jogo oficial do clube que o futebolista representa." É assim, Xô Ntzunda?

3 comentários:

ntzunda disse...

pois é caro sandokan.
muito vai mudar no futebol de hoje para a frente.
a muito que entre os maiores clubes e empresarios se falava sobre isto, apenas se ia aguardando a primeira bomba.
acredito que durante alguns tempos os clubes se tentem respeitar mas logo logo a confusão vai começar e ai...vai ser o caos. a tranquilidade nos clubes vai ser algo que ninguem terá.
os clubes portugueses vao ser dos mais prejudicados, mas alguns também merecem(slb). recusar 10milhoes pelo nelson e nao lhe subir o miseravel (18mil euros) ordenado que recebe, so tinham é que se foder.

Dinis "Sandokan" disse...

Essa do Nelson é assustadora! Estrela para a segunda já!!!!

harbuti disse...

PELA BOCA MORRE O PEIXE DIZ A SABEDORIA POPULAR POR ISSO VEJA LA SE O 1ºAFECTADO NAO É O SEU CLUBE XO NTZUNDA....O XO BOSINGWA UMA DAS SUAS JOIAS DA COROA PODE SER UM DOS PRIMEIROS A ABANDONAR O BARCO OU QUEM SABE O SEU GRANDE ACTIVO LUCHO GONZALES......ABRAÇO E ATÉ DOMINGO.......PALHAÇOS.....