quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Post semanal

Li a entrevista que o Xô Mourinho deu antes do jogo Torino-Inter e fiquei a pensar no que por cá temos. Quando questionado acerca da preferência entre o 4-4-2 ou 4-3-3, Mourinho afirmou que isso pouco lhe importa. Não é um sistema que ele pretende impor, mas uma filosofia que tem expressão prática num modelo de jogo, independente do sistema táctico. Esse sistema pode mudar por se jogar em casa ou fora, em competições internas ou na Champions (onde afirma adaptar a sua equipa ao adversário muito mais que em Itália). Ora, mais surpreso fiquei por ter visto o Xô Quique apresentar-se com o mesmo onze, e disposto da mesma forma, perante Rio Ave, Porto, Nápoles e Paços. Sempre com dois avançados e com uma dupla a meio campo que pura e simplesmente não defende. Naturalmente que assim a equipa comete sempre os mesmos erros: não há apoio do meio-campo a uma linha defensiva que ainda não foi a mesma desde o início do campeonato; os extremos não baixam; a defesa sem apoio não cria situações de fora-de-jogo (nenhum jogador do Nápoles foi apanhado em offside e creio que se os houve nos outros jogos, foram poucos),etc... Mas será que um treinador se pode dar ao luxo de jogar com o Rio Ave com um sistema de jogo (não confundir com modelo de jogo) igual ao que utiliza contra o FCP? Mourinho acha que não, Quique acha que sim. Um está no Inter, outro está no Benfas... Quique tem grandes possibilidades de ser campeão, mas só se souber gerir e adaptar o que tem. Quanto ao Sporting, faz-me confusão que um plantel não tenha extremos para criar soluções consoante os circunstancialismos do campeonato e até dos jogos. Há muita previsibilidade quando só há uma solução. Facilita a vida dos adversários... Por outro lado, Jesualdo parece mudar o sistema e a filosofia em demasia, quando não joga contra os pequeninos... Mas dos outros que falem os mais atentos! O que parece é que voltámos à mediania habitual do futebol português, uns são 8, outros são 80 e os resultados são quase sempre os mesmos. Que os treinadores do Tribunal, quando lá chegarem, mudem esta mediania!

5 comentários:

Botende disse...

Este post faz com que constate, mais uma vez, que o Xôr Juíz Dinis "Sandokan" é dos poucos benfiquistas que conheço que sabe de futebol ...
Abraço, Juíz Presidente Botende

Abdel Ghani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dinis "Sandokan" disse...

Caro Juiz Presidente, por vezes o facciosismo impede de ver as coisas com maior clareza. Sei que não o sou, mas o crédito àquele clube é tão pouco, que já nem há vontade nem dedicação para tentar perceber o que se passa.

Abdel Ghani disse...

Caro Juiz Presidente tem razão, este juiz sabe ver bola, até lhe vou colocar de Juiz Maya Sandokan

Dinis "Sandokan" disse...

Oh chefe, você é faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalso!!! Olhe que eu tenho aqui guardadinho o seu coment! Não esteja já a arranjar inimigos para as eleições antecipadas! Faço-lhe também um fiu fiu fiu e mais um fiu!!!