sábado, 14 de março de 2009

Sporting

Embora o Dr. Dias Ferreira, não seja uma pessoa que eu particularmente simpatize, não pude de deixar de transcrever um excerto da sua crónica de sábado no Record. Esta post é para os adeptos do Sporting, embora os outros o devam ler e tentar perceber o que é ser sportinguista. "Perder, no desporto não envergonha. Envergonha é ganhar de forma ilícita. Os resultados dos jogos entristecem-me, mas não me envergonha como sportinguista, porque a história do meu clube não me envergonha, antes me envaidece, e não é um resultado anormal que mancha essa história.(...) O que nos envergonha e desgraça é o País ter cada vez mais desempregados e mais pobres, e uma dívida que pode pôr em causa a sua viabilidade num quadro de independencia nacional. Por isso me orgulho de ver jogar o Sporting com muita mão-de-obra nacional e origem na nossa formação, mesmo pagando o preço de alguma imaturidade competitiva. Teria vergonha, sim, de importar jogadores estrangeiros com, carradas de euros e não ganhar nada. (...)Desgraça? Desgraça seria o Sporting acabar, e é isso que pode acontecer, se não se alterar a mentalidade e se não se ganhar a consciencia de que o que está em causa é a viabilidade do clube. Desgraça, natural e inevitável foi a morte daqueles que me trouxeram ao mundo(...) Desgraça para mim era não ter ou não ser do Sporting. Só choro na alegria. Quando perco encho o peito de ar e, com toda a força da minha alma, grito: Viva o Sorting."

6 comentários:

Mogrovejo disse...

Chefe, o seu presidente é o Xô Soares Franco, de resto o post está impecavel. Eu tambem concordo com esta concepção do futebol. Embora seja uma humilhação pesada não pode pôr em causa um clube nem uma instituição. Mas deixe-me dizer-lhe que pagar um centimo que seja a Rochembacks e companhias é claramente deitar dinheiro fora e desperdiçar talentos da academia. Alguem naquela formação será melhor que estes barrigudos brasileiros. Seja como for Soares Franco é um presidente com uma postura coerente e madura. Fará falta ao futebol. Um abraço.

Mapuata disse...

Chefe, a crónica é feita pelo Dr. Dias Ferreira..

Mogrovejo disse...

Peço desculpa, porque na sexta feira o Xô Soares Franco deu uma entrevista com identico teor e pensei que se tinha equivocado. Um abraço.

Mogrovejo disse...

E deixe-me dizer-lhe que ser sportinguista é a mesma coisa que ser do Benfica, do Guimarães ou do Sourense. O nosso é sempre o melhor. A nobreza de um clube só é vista pelos seus adeptos. É uma grande instituição, como outras, nada mais. Um abraço.

Dinis "Sandokan" disse...

Chefe, dscpe lá mas n concordo c essa do nosso ser sempre melhor. Como benfiquista sei do que falo...

Mapuata disse...

Chefe, como eu disse este é um post para sportinguistas. Os outros não o iriam entender. Não tá escrito em lado nenhum que somos melhores..