terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Sacrifícios...

Por forma a colocar uma pedra nesta inexplicável eliminação da qual não guardarei saudades proponho-vos uma reflexão matemático-social acerca da profissão de futebolista amador neste país e na exigência que tal modalidade acarreta. Já andava para escrever este post há algum tempo mas acontecimentos recentes levaram-me a precipitar a sua publicação e a desconsiderar um estudo científico mais intenso acerca desta problemática. Eis as premissas: Um jogador de Futebol da 2ª B ou 3ª Divisão (salvo as devidas excepções) treina 4 vezes por semana. Normalmente, um treino nunca se queda abaixo das 2 horas. Esse mesmo jogador tem de se deslocar para o local de treino. Esta é a premissa mais oscilante, pois há quem demore 20 minutos e há quem demore uma hora. Conjugando as duas viagens proponho uma média de 3 horas e meia contando com o treino. Ora, 4 X 3.30 = 13.2. Multiplicando por quatro semanas perfaz o total de 52 horas mensais (aproximadamente). Por sua vez ao Domingo, em regra, o jogador abandona o lar por volta das 9 da manhã e regressa por volta das 19 horas (dependendo de quando joga em casa ou fora sendo certo que muitas vezes jogar em casa é tão longe que o cálculo se mantém inalterado...). São portanto 10 horas. Por sua vez, 10 X 4 = 40 horas mensais. Juntando tudo dá um total de 52 + 40 = 92 horas mensais. Ora, o ordenado de um jogador titular de uma destas equipas oscila entre os 400 e os 600 euros (as vezes mais outras vezes menos dependendo do grau de barrete que se consegue enfiar...). Assim em média teremos um ordenado de 500 euros. Assim sendo: 500 / 92 = 5,4347826 € por hora. Acrescendo a isto 10 meses sem folgas, raríssimos fins de semana livres, lesões, desgaste físico e psicológico, um ou dois avc´s e tromboses com alguns comportamentos ou personagens encontradas neste percurso... concluímos que não é assim tão fácil dar uns pontapés na bola e ganhar algum com isso... Queria partilhar convosco este desabafo...Um abraço...

10 comentários:

Dinis "Sandokan" disse...

Honra lhes seja feita. Ainda mais quando a regra do nosso Tribunal, e sem excepções (!!!), é ter atletas que o são desde a infância (um é agora treinador) e continuaram os seus estudos.Um é mestre, a tirar o doutoramento, 4 são licenciados e 3 estão a terminar os respectivos cursos superiores. Ou seja, embora pudessem ou não ter capacidade para mais, sempre mantiveram os pés assentes no chão.E por amor à prática, com muitas dificuldades, lá foram conciliando estudos com desporto.Que lhes seja dado o devido valor:MUITO!!. O jogador-estudante não é da A.A.C./O.A.F. Sempre foi e sempre será de Coimbra e da A.A.C.. E agora, e permita-me a correcção, caríssimo Sr. Juíz Presidente Veiga Trigo,é também do Tribunal do Ritz!!!

Anónimo disse...

Muito interessante...

ntzunda disse...

Meu respeitado colega juiz mogrovejo.
li com atenção mas não podddo deixar de lhe perguntar como são as contas do nosso juiz botende? é que o amor e o prazer não têm preço. O nosso juiz botende dedica grande parte da sua semana ao futebol a troco de prazer e não o vejo queixar. como tal juiz mogrovejo embora lhe reconheça alguma razão, não posso deixar de o criticar e lhe pedir para não ser assim tão lamechas.
Eu não quero acreditar que que o meu amigo joga futebol por dinheiro...
tería que lhe chamar mercenário!
um grande abraço e força para enfrentar essas horas de dedicação!

Mogrovejo disse...

Meu caro Juiz Ntzunda deixe-me dizer-lhe que não me parece que tenha percebido bem o quadro...Em primeiro lugar deixe-me dizer-lhe que um desabafo não tem necessaria correspondência com um lamento..Em segundo lugar, o Juiz Botende dedica-se a uma causa de forma gratuita para um dia (e julgo sinceramente que esse dia chegará) ser pago e bem pago pelos seus serviços..e fá-lo ao pé de casa...aliás, se eu próprio o fizesse ao lado de casa este post ficaria vazio de sentido..daí a premissa Viagens..Em terceiro lugar, poucas pessoas gostarão tanto de praticar futebol como eu, todavia é unanime a opinião entre os praticantes de futebol que numa semana inteira só mesmo o jogo é que dá verdadeiro prazer.. Por outro lado hoje em dia a minha conciliação com a profissão apenas se mantém devido ao respeito que me merecem as pessoas com quem me comprometi..Sabe que o problema é por vezes não termos sensibilidade para entendermos o contexto geral dos jogadores, dos problemas que eles atravessam...e esse tema tem sido ao longo dos tempos mal interpretado por algumas pessoas e por vezes também por si..é que tanto defende os jogadores quando está do lado de cá (leia-se do lado dos jogadores)..como os critica quando tem com eles alguma relação de subalternidade...Deixe-me que lhe diga que o único elemento que nunca poderá faltar no futebol são os jogadores e portanto é neles que se deve pensar quando se está neste desporto...onde estariam os empresários, os dirigentes, os massagistas, os árbitros ou os comentadores se ao Domingo não andassem 22 individuos aos pontapes a um esferico?? Fica o repto para doravante observar o reverso das diversas medalhas que vai encontrando ao longo da vida...Um abraço.

ntzunda disse...

Querido mogrovejo.
Não se sinta ofendido pois sei que nutre uma enorme paixão pelo futebol e em especial de jogar futebol. Sabe também que a sua seriedade nunca foi por mim posta em causa. Apenas lhe pedia para não se lamentar tanto, pois existem infelizmente exemplos ainda mais graves no futebol. E também lhe reconheço razão no que toca ao alvo do seu desabafo. Mas como em tudo na vida não se esqueça que há realmente casos bem piores.
E porque me conhece muito bem,não se esqueça que se há coisa que protejo e defendo são os jogadores.
Não tenho relação de subalternidade com jogador algum no mundo. Porque tenho a minha independência moral da qual não abdico.

Já agora aproveito para emendar o caro Sandokan que o tribunal é composto por 5 e não 4 licenciados (mogrovejo,sandokan, ntsunda, botende e madjer).

Dinis "Sandokan" disse...

Caro Ntsunda

Só uma pequena correcção. Como não partilho destes sacrifícios desportivos (não apenas de jogador) não me inseri, naturalmente, no saco.

Mogrovejo disse...

Esclarecido caro Juiz Ntzunda...são precisamente estes confrontos de opinião que estiveram na génese da criação deste espaço...Um abraço. Domingo lá dialogaremos com uma Grade vinda directamente do Dubai...

mimicoli disse...

ISSOOOOOOO!!!!!!Pagarei com muito prazer...ao contrário daqueles que se recusaram pagar,por o futebol clube dos espanhois do Porto(designado GOLIAS)incrivelmente ter perdido com o Atlético(David)!!
Sr. Juiz Presidente,peço a palavra..."Ninguem pára o Atlético alé ohhh..."
Abraço junto ás costelas

madjer disse...

Parabéns pelo seu post caro Mogrovejo!!! A ver se essa ideia de que o futeboleiro é pago pra fazer o que gosta desaparece de uma vez por todas!!! E não me fodam, porque se fosse por prazer jogava à bola com os meus amigos, em vez de me deslocar todos os dias ou quase para algures!! A melhor coisa do futebol é mesmo o balneário!!! Mas isso só alguns sabem do que estou a falar!!!
Aquele abraço

Mogrovejo disse...

Alguém que me compreende...não deixa de ser curioso tratar-se também de um futeboleiro que portanto sabe o que é que custa...e já agora xô Madjer permita-me este devaneio: Com o mal dos outros posso eu bem..Um abraço!