segunda-feira, 30 de junho de 2008

A FRIEZA DOS NÚMEROS

Estatísticas recentes (feitas por Mega Ferreira na revista do JN), colocam a média de vitórias do melhor treinador de sempre da selecção portuguesa nos 54%. Guus Hiddink tem uma média semelhante nas últimas três selecções que treinou: "apenas" 68%. Mas não nos podemos esquecer que Hiddink trabalhou sempre em colossos do futebol mundial: Coreia do Sul, Austrália e Rússia, equipas habituadíssimas a grandes feitos. Talvez seja esta a diferença entre um treinador e um embusteiro. Felipão fez um trabalho honestíssimo, mostrou trabalho, foi cuidadoso e conciliador. Sabe de bola, no fundo. Hiddink, ao invés, é um enganador. Só ganha porque tem grandes equipas. O dedo do treinador, nas suas equipas, mal se vê. É um sortudo incorrigível, e até em 2050, quando levar Aruba ou o Kazaquistão a um Mundial, vamos ter que desconfiar dele. Abraço.

6 comentários:

Pelusa disse...

Exmo Sr Presidente, não posso deixar de comentar este seu artigo e manifestar-me perplexo com ele. Se quanto ao Holandês os seus méritos são inquestionáveis, quanto ao brasileiro ele também os terá. Senão vejamos. O senhor presidente, ao que me recordo era um defensor acérrimo do ex-seleccionador nacional António Oliveira. Não querendo sequer questionar o seu trabalho em qualquer uma das alturas em que comandou o nosso país em grandes provas, parece-me a mim que o seu trabalho, em termos de resultados, é inferior ao do Xôr Scolari. Mais, não foi este este Sr (e o Sr Humberto) que apanhou a melhor geração de sempre do futebol português, a denominada geração de ouro? E resultados??? Foram superiores??? E o Sr Presidente, manifestou-se na altura??? E o Sr NTzunda, por onde andava?? Scolari, pode não ser um mestre das tácticas, nem sequer um bom conversador, mas resultados ele apresenta. Apresentou-os, com os resquícios da geração de ouro e com a vantagem de apanhar a dinâmica de vitória do porto campeão europeu, é verdade. Mas também os apresentou posteriormente, fazendo-nos inclusive acreditar que podíamos ir longe com esta geração da treta. Não pudemos retirar o mérito a quem o merece, só porque não é do nosso clube, porque não convocou alguém de quem gostamos, ou simplesmente porque não gostamos dele, sob pena de cairmos na vulgaridade de sermos mais uns a falar de futebol e não de conhecedores do jogo (assim eu considero vossas Exas, se calhar erroneamente eheh). Scolari cometeu erros, sim cometeu e voltará a cometer, mas fez-nos sentir grandes no mundo do futebol, e esse mérito é dele!!!

Mogrovejo disse...

Vejo me forçado a intervir face a estas palavras...em primeiro lugar eu lembro me bem de ver o xo Ntzunda a aplaudir a contratação de Scolari pois como eu julgava ser uma boa contratação. A desilusão veio depois. A pergunta fica: Quantos anos teve Humberto ou Oliveira a frente da Selecção, 4, 5? Nao me parece. Quando quiseram cortar a cabeça a Oliveira quem o defendeu...Madail? Nao me parece. Quando Joao Pinto deu um murro num arbitro jamais jogou na selecção..Scolari tentou dar um murro a um jogador, quem o defendeu? Madail e o pais das bandeiras nas janelas. Eu se acreditei foi na selecção, no país, nos jogadores. Alguns dos quais estiveram nas ultimas competições, relembro: 1996 - quartos de final. 2000 - semi final. 2002 - nao passamos o grupo. Ninguem foi esperar Scolari com tomates nem tentou agredir Scolari como fizeram a Oliveira. Felizmente que o nao fizeram. O mal nao esta em dar o merito, esta sim em endeusar um feito competente, nalguns casos ate razoavel. Geração da treta? A mesma que no primeiro jogo contra a Grecia estava no banco e que tinha sido campea europeia pelo FC Porto. Vamos ser serios e dar merito quando ele existe...Um abraço.

Mogrovejo disse...

Parece me tambem que o latim esta gasto..chega de falar de Scolari, esteve a frente da selecção 5 anos..boa sorte agora no seu novo projecto. Venha o proximo. Ca estarei para desculpar todos os erros do proximo como foi feito com este...abraço

Mapuata disse...

Parece-me k o k tinha sido bom era k Scolari tivesse chegado a Portugal como grande amigo de pinto da costa, frequentar o estádio do dragão, ver todos os jogos do porto.. Pôr a jogar sempre o burro alves, meireles, quaresma, vieirinha, paulo machad, nuno espirito santo, enfim.. Como no passado em k tinhamos k levar com os secretarios, os folhas, os paulinhos santos, etc etc.. Mas não, este senhor decidiu pela sua cabeça, senhor esse k era só o treinador campeao do mundo!
K dasaforo..

Mogrovejo disse...

Esse senhor tanto decidiu pela sua cabeça que deixou de convocar todas as testemunhas do Sr. Antonio Oliveira no processo contra a Federação...é muito inteligente e percebeu logo quem e que seriam e justamente castigou os prevaricadores..é um génio. Bom comentario xo Mapuata revelador alias de mais um argumento falacioso e sem nexo de protecção absurda ao cabeça de porco. Nada que nao esperasse. Um abraço.

mimicoli disse...

O que é um facto é que ele correu com quem ja la andava a mais,com quem se preocupava apenas com dinheiro,com quem nunca nada mostrou na selecçao,e ja agora conseguiu defenitivamente por o mundo a falar do nosso futebol!Teve os seus momentos maus,é um facto,mas acredito que tanto os apuramentos,como as prestaçoes nas fases finais foram bem reveladoras da sua capacidade insquestionavel de por esta maquina a andar,coisa que essas botas do futebol portugues nunca conseguiram!
Parece-me entao,que os seus comentarios xôr mogrovejo,nao passaram nunca de um a grande dor de cotovelo para com um sr.(diga-se O UNICO)que enfrentou esse falseador de resultados denominado por Pinto da Costa!